A Associação Brasileira de Agência de Viagens da Bahia (Abav-BA) quer reposicionar o estado no turismo para fazer frente às investidas de outros destinos nordestinos que vêm ganhando espaço no setor, como o Ceará. “Ainda somos líderes no Nordeste, mas é preciso retomar o protagonismo e evitar que sejamos ultrapassados por outros estados”, considerou o presidente da associação, Pedro Galvão. Segundo ele, a Bahia recebe cerca de 10 milhões de turistas por ano, mas a maioria ainda é de viajantes brasileiros. “É preciso atrair mais os turistas estrangeiros”, acrescentou.
A fim de movimentar negócios e reunir o trade turístico, a Abav-BA vai realizar sua primeira feira na capital baiana nos dias 4 e 5 de agosto, no Centro de Convenções. O evento foi lançado ontem, durante encontro no hotel Caesar Business. A expectativa é que a feira traga cerca de 5 mil profissionais da área de todo o mundo e movimente, pelo menos, R$ 30 milhões. O investimento total para a realização do evento será da ordem de R$ 200 mil.
Os problemas de infraestrutura na Bahia e, especialmente, em Salvador, preocupam as agências de viagens – especialmente a situação do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, a segurança e a mobilidade urbana. “Projetado para receber 6 milhões de passageiros por ano até 2012, o aeroporto de Salvador já recebia 7 milhões em 2010”, destacou Galvão, que criticou ainda a inabilidade da prefeitura no processo de demolição das barracas de praia. “Não somos contra a reestruturação da orla, mas alternativas deveriam ter sido pensadas antes da demolição”.
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