Bárbara Moura, Daniel Carvalho e Patrícia Torsani, membros do Comitê científico do BSB INLUX |
O Comitê Científico do Prêmio Turismo de Luxo (Scientific Committee of the Luxury Tourism Awards), organização formada por pesquisadores e acadêmicos da Universidade da Suíça Italiana, escolheu a Bahia como um dos principais destinos de luxo online do mundo. A certificação foi anunciada, nesta segunda-feira (30), à Secretaria de Turismo do Estado pelo Comitê, que anualmente elege os destinos mais exclusivos do mundo.
Com essa certificação, a Bahia concorre ao título de Melhor Destino de Luxo Online do Mundo. O prêmio para o primeiro colocado e a certificação dos demais concorrentes serão entregues em março do próximo ano, durante cerimônia oficial na cidade de Lugano, na Suíça.
O Luxury Tourism Awards já era concedido pela Confederação Suíça aos principais hotéis online do mundo. Este ano, a premiação passou a incluir uma segunda categoria, o dos principais destinos online do mundo. A escolha dos destinos é feita em quatro etapas. Na primeira, os destinos concorrentes são identificados por um software desenvolvido pela Universidade da Suíça Italiana, denominado de Web2rism, que tem a finalidade de indicar os destinos com maior presença e boa reputação na web. Nesta primeira edição foram identificados 700 destinos turísticos.
Na segunda etapa, os 700 destinos foram avaliados por uma comissão composta de pesquisadores das áreas de comunicação e novas mídias e turismo, coordenados pelo professor Lorenzo Cantoni, chefe do Laboratório de Novas Mídias e e-tourism da Universidade Suíça Italiana. A comissão avaliou os destinos identificados pelo Web2rism, a partir de seis critérios. Em seguida, os destinos selecionados passaram para uma quarta etapa voltada a uma avaliação turística propriamente dita, que verificou a conformidade com sete critérios.
Dessa etapa saíram 100 candidatos ao título de Melhor Destino de Luxo Online do Mundo. Eles serão novamente avaliados pela comissão que definirá a ordem de classificação.
Trabalho na web - A Bahia foi classificada em todos os critérios de avaliação online, por conta do trabalho realizado na web, com o fornecimento de informações oficiais em sites e também nas redes sociais digitais, por meio do portal www.bahia.com.br e dos perfis Turismo Bahia no Youtube, Facebook, Twitter e Orkut.
“O destino atende de fato a todos os requisitos necessários para ser certificado pelo Luxury Tourism Awards, reconhecimento do mais alto valor científico e evidência documental da atenção especial dada pela administração ao gerenciamento de um aspecto importante como a reputação online de seu destino”, informa o site da universidade. Outros estados brasileiros foram classificados para a etapa final do Luxury Tourism Awards - São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.
Avaliação dos destinos identificados pelo Web2rism
· Comunidades virtuais (conjunto de pessoas interessadas em um tópico, que se correspondem por meio da internet)
· Opiniões de usuários
· Presença em sites, blogs, microblogs (formas de publicação contínua de conteúdos pequenos na web sob a forma de mensagens de texto)
· Presença em redes sociais (estrutura social mediada pela internet, consistindo de indivíduos ou organizações conectadas por um interesse comum)
· Serviços de compartilhamento de mídia (que permitem via internet o compartilhamento de imagens, textos, aplicativos, vídeos, áudio, jogos)
· Estímulo à participação dos usuários
Avaliação turística dos destinos selecionados
· Acomodação (número apropriado de acomodações que atendem às expectativas do segmento e seus comentários positivos e conteúdo feitos por usuários na internet)
· Restaurantes (número apropriado de restaurantes que atendem às expectativas do segmento)
· Acessibilidade e transportes (acessibilidade do destino, mobilidade no território vai meios que atendam às expectativas do segmento)
· Atividades (passeios, bem-estar, esportes que atendam às expectativas do segmento, em termos absolutos e como uma porcentagem da oferta total)
· Entretenimento e eventos (programas culturais, eventos, shows, locais que atendam às expectativas do segmento em termos absolutos e como uma porcentagem da oferta total)
· Qualidade do patrimônio e território (beleza, construção e manutenção, mobiliário de rua, limpeza, outros)
· Atenção e valorização da oferta cultural (preservação dos patrimônios artístico, arquitetônico e arqueológico, das tradições, dos sítios tombados pela Unesco, museus, outros).
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